Adequação de Sirene de Alarme de Incêndio em Escolas, Hoteis, etc, Adaptado Para Deficientes Auditivos Conforme NBR9050 e NBR17240
O sistema proposto neste post tem como finalidade captar o sinal de uma central de alarme de incêndio convencional ou endereçável, via contato seco Comum e Normal Aberto, através de um módulo de entrada código S05-24v que, por sua vez, tem a função de entregar este sinal gerado na central para até 20 sinalizadores luminosos código S10-12V, através de vínculo sem fio via protocolo wifi, a ser realizado dentro do aplicativo de nome “sempre iot”, que é gratuito e pode ser baixado nas lojas oficiais “Apple store” ou “Play store”. Através deste vínculo sem fio, toda a vez que a central entrar em alarme, ela irá ativar sua saída relé, ativando também o módulo S05.
O módulo S05 ao ser ativado irá acender seu LED de forma contínua e então irá realizar a conexão com a internet através de wifi comum roteado em 2,4Ghz, de forma que consiga enviar o sinal de alarme da central para o servidor da Sempre iot, que fica na nuvem (Amazon AWS) e que realizará a descriptografia e processamento do sinal, entregando posteriormente (cerca de 1 segundo depois) para todos os sinalizadores sonoros e luminosos S10 que foram vinculados ao módulo anteriormente via app e que estarão espalhados pela edificação, dentro das salas de aula ou em qualquer outro ambiente, sem limite geográfico de distância (desde que exista internet wifi em ambos os pontos).
Há uma exigência na NBR17240 indicando que os sistemas auxiliares de alarme de incêndio devem possuir fonte principal e fonte de emergência, portanto, para o sinalizador S10-12V é indicado utilizar uma fonte nobreak de 12V e mínimo 1A. Indicamos usar a fonte UPS30 LACERDA ou a fonte VOLT MINIMAX 13,8/2A. Qualquer fonte no-break similar servirá.
Assim que os sinalizadores luminosos S10 recebem o sinal do servidor, eles entram em alarme e começam a piscar seus LEDs de sinalização que devem ser na cor vermelha por indicação normativa. Toda a vez que um sinalizador S010 recebe o sinal de alarme, ele entra em ativação e também envia para nosso servidor uma informação de que ele está realmente ativado. Desta forma o servidor é capaz de quantificar os sinais de retorno, processá-los e encaminhar de volta cada retorno para o módulo S05. Somente quando o módulo S05 recebe a confirmação de que todos os sinalizadores luminosos vinculados entraram em funcionamento, ele troca o estado do seu LED e passa a piscar, indicando que o sinal foi corretamente entregue a todos os sinalizadores S10, ou seja, dá a certeza de que todos os sinalizadores estão piscando dentro da sala de aula ou outro ambiente qualquer.
Quando a central de alarme de incêndio volta a seu estado de vigília, seu contato elétrico retorna para a posição normal e a entrada do módulo S05 retorna ao estado inicial aberto, onde o LED frontal do módulo irá apagar e o módulo enviará um sinal de normalização para todos os sinalizadores S10 vinculados que irão apagar seus LEDs de sinalização.
Todo esse processo pode ser acompanhado em tempo real no aplicativo “sempre iot”.
ESQUEMA DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA DO SISTEMA DE ALARME E SINALIZAÇÃO DE INCÊNDIO EM CONJUNTO COM A CENTRAL
Este post descreve uma forma prática de realizar a adequação das sirenes de alarme de incêndio, sem o uso de fios, levando o sinal de alarme da central para dentro das salas de aula, quartos de hoteis, etc, de forma que os deficientes auditivos consigam perceber o alarme de incêndio via sinalizadores visuais.
Este post descreve uma forma prática de realizar a adequação do sinal de intervalos escolares junto a norma de acessibilidade NBR9050, através de um módulo wifi iot que receberá o sinal do relógio programador horário e enviará este sinal wireless para sinalizadores luminosos que estarão dentro das salas de aula, possibilitando o alerta para deficientes auditivos.
É sabido que se quisermos comprar um relógio de qualidade inquestionável devemos ir direto nos suíços. Já se o assunto é carro, os alemães ou japoneses tendem a serem […]