Nós brasileiros vivemos em tempos sombrios, onde o acesso ao conhecimento está mais fácil do que nunca esteve na história da humanidade e, mesmo assim, parece estar cada vez mais longe do alcance da grande massa da população, em uma mistura distópica dos livros 1984 e Admirável Mundo Novo onde, por um lado, a ação estatal dos últimos 20 anos afrouxou o cérebro do brasileiro e o forçou a acreditar que é um ser incapaz, devendo se entregar à atividades de baixa complexidade econômica e confiar no estado para sua prosperidade, por outro lado, temos um excesso de conteúdos, relações interpessoais e entretenimentos imbecilizantes que se transformam em uma espécie de cabine de primeira classe para a viagem ao inferno, onde o sujeito, hipnotizado, aproveita a viagem em uma espécie de transe até descobrir o destino dela.
Sabendo deste estado em que se encontra a sociedade brasileira, o mestre Newton Braga e seu instituto atua praticamente como um bote salva-vidas, onde ele oferece uma saída para aquelas pessoas que, por algum motivo, saíram do transe hipnótico durante a viagem e conseguiram vislumbrar o destino que lhes aguardava. O brasileiro é um ser naturalmente empreendedor e criativo, sendo uma grande perda para a tecnologia mundial se ficássemos de fora desta nova jornada da internet das coisas.
Chegamos a 4a revolução industrial onde a quantidade de informações e a comunicação que é permitida entre todos os equipamentos e máquinas produtivas, levou a um novo conceito de sistema produtivo e o mestre Newton Braga vem preparando os brasileiros há mais de 40 anos para seguir essa nova viagem sendo que, desde 2009, ele criou o Instituto Newton Braga, que lança artigos, projetos e experimentos em quantidade e qualidade assustadora, fornecendo um porto seguro para aqueles que querem se aventurar nessas áreas de grande complexidade técnica.
O Prof. Newton publicou mais de 150 livros técnicos, muitos dos quais atualizados e reeditados pela editora mantida pelo autor NCB ou Instituto Newton C. Braga, tanto em português como em inglês e agora em espanhol. Os livros do Prof. São adotados numa grande quantidade de escolas do mundo inteiro tendo sido traduzidos para o russo, chinês, turco e outros idiomas.
Os livros em inglês de sua autoria foram escritos diretamente por ele que domina bem o idioma a ponto de ter sido considerado pelo Thomson Gale “Autor contemporâneo da língua inglesa” pelos seus mais de 15 livros naquele idioma. Newton C. Braga apesar de aposentado no cargo de diretor técnico de uma das mais importantes editoras de revistas técnicas no Brasil, a Editora Saber que publicou a Revista Saber Eletronica (Revista Saber Electrónica) no Brasil, Portugal, Argentina e México ainda continua na ativa, mantendo o site http://www.newtoncbraga.com.br/, escrevendo artigos e publicando novos livros que, para nós brasileiros, são como um oásis no meio do deserto.
Se a Sempre IoT conseguiu se tornar uma empresa de fato, com projetos que saíram do papel para virar produtos inovadores e acessíveis ao público e mercado consumidor, mesmo com todas as dificuldades de realizar empreendimentos no Brasil, foi em boa parte graças ao trabalho de divulgação de artigos e soluções técnicas realizada pelo Professor Newton Braga, sempre de forma gratuita e transparente.
Sendo assim, me senti na obrigação de escrever esta singela homenagem e espero que este relato possa servir de incentivo à outros alunos, empresários, professores e curiosos. Com eterno respeito e gratidão, aqui finalizo esta postagem.
Obrigado Mestre Newton C. Braga!